Seguidores

Segue o blog ai.. o que? Não vai seguir?


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VOCÊ SABIA QUE... Além do Cantor existem vários outros profissionais que são responsáveis pelo sucesso de lançamento de um Álbum?



Pois é pessoal, o sucesso do lançamento de um novo álbum não depende apenas do artista, mas sim de uma equipe inteira que trabalha arduamente para que o lançamento seja um sucesso. Com certeza você já ouviu falar de alguns cargos, mas não sabe muito bem para que servem.

Pois é... no quadro de hoje, vamos tentar esclarecer o que cada faz cada membro da equipe de um artista (cantor)... espero que gostem...

A maioria das pessoas que encontro fora do mercado musical tem pouca noção do que um produtor musical faz exatamente. Mesmo dentro do mercado musical o nível de entendimento do que ele faz é bastante confuso.

Trevor Horn (Produtor Musical RW no RKTVS)
Com freqüência o produtor musical é aquele que é escolhido e contratado por uma gravadora ou pelo próprio cantor (a) ou banda, para tomar decisão sobre onde seu cd será gravado, qual o melhor equipamento a ser utilizado para aquele gênero de música, inclusive administrando muita vezes, toda a papelada envolvida na gravação, ou seja, é aquele cara responsável pelos aspectos criativos e práticos de toda a etapa da gravação do cd, mediante uma remuneração.

É muito comum as pessoas confundirem a função do produtor musical, com a do empresário artístico, cuja sua função é investir no artista, fazer contato, mostrar para as gravadoras seu trabalho e vender o show dele. Ele pode inclusive, opinar qual o melhor produtor musical para gravar o cd.

Já o Produtor Executivo é alguém que ocupa uma posição de poder com a responsabilidade global pelo sucesso de um artista, pode ser o próprio empresário do artista que está investindo na carreira dele ou alguém do departamento da gravadora (A&R) ou o próprio Presidente da gravadora. Geralmente eles não acompanham de perto a gravação, mais eles podem ter participação na escolha do repertório e na mixagem do cd.

Co-Produtor em geral são ajudantes do produtor musical, inclui técnicos de gravação, músicos que trabalham em conjunto com o produtor musical, no qual acabam colaborando de forma genuína na gravação do cd.

Diretor Artístico é aquele que cuida da qualidade artística cultural do projeto; ele vai supervisionar a gravação do cd em conjunto com o produtor musical e paralelamente trabalhar em outras etapas do cd, como capa e a foto.

Diretor de Produção é aquele que fiscaliza e organiza a produção do cd é quem informa ao produtor executivo em que fase está à gravação do cd. Por determinação do produtor executivo, determina ao produtor musical em que condições serão feitas as gravações, prazo, orçamento etc.

Produtor de Eventos é aquele, que organiza e promove um determinado show ou um evento ou até mesmo um festival, geralmente está mais envolvido com o empresário do artista e patrocinadores para conseguir realizar o evento.

Gravadora é a empresa, responsável, em fazer o contrato, escolher o produtor musical para gravar o cd, fazer o marketing, dispor de departamento jurídico, distribuir e colocar o cd do artista no mercado.

Na pratica hoje em dia, salvo exceção das grandes gravadoras (major), elas não escolhem mais os produtores musicais, ficando a cargo do próprio cantor (a) ou da banda em investir e escolher o produtor musical que irá gravar o cd. Às vezes o cantor (a) ou banda procuram um empresário que esteja disposto a investir na carreira deles. Assim a função da gravadora ou selo, quando há interesse, fica responsável em linha geral, somente por alguma parte do marketing e distribuição do cd, para colocar nas gôndolas das lojas.

Diante dessa dura realidade, muitas bandas, sobretudo as famosas bandas independente, optam, em serem produtores musicais de si próprios, gravando seus cd's em estúdios caseiros, ainda que haja um certo sofrimento para isso. Utilizam a Internet para que possam mostrarem seus trabalhos para o mundo inteiro com mais rapidez e com maior possibilidade de lucro, vendendo seus cd's diretamente para o consumidor, com um preço mais baixo do que o praticado nas lojas.

Tem até curso pra isso hoje em dia:

Curso de Produção Musical (6hs aula) Apresentação

* MÓDULO I O PRODUTOR 
O que significa ser um produtor ?
O que é necessário para ser um produtor ?

Diferenças entre Produtor Executivo, Fonográfico, Musical, A&R, Empresário, Investidor e Artista *


MÓDULO II FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO 
Hardware + Estúdio de Produção
Técnicas e Equipamentos
Periféricos
Softwares

 * MÓDULO III ETAPAS DE PRODUÇÃO E MERCADO 
Pré-Produção
Produção
Finalização
Feedback
Mercado
Estratégias de Auto-Promoção
Divulgação / Promoção
Gravadoras, Majors e Selos

 * MÓDULO III ETAPAS DE PRODUÇÃO E MERCADO 
Pré-Produção
Produção
Finalização
Feedback
Mercado
Estratégias de Auto-Promoção
Divulgação / Promoção
Gravadoras, Majors e Selos

 * MÓDULO IV JOBS E ELEMENTOS DE PRODUÇÃO 

Remix
Re-Leitura
Criação / Produção
Arranjo
Direção Musical A&R

  Conclusão 

Produtor Musical (Robbie - Reality Killed The Vídeo Star) Trevor Horn Para conhecer os demais profissionais que trabalharam com Robbie no Reality Killed Clique Aqui

O que acharam da matéria??? O Você Sabia volta na semana que vem !!!

Beijos ♥

Nenhum comentário:

Galeria de Fotos do Robbie


Robbie Williams

Robbie Williams
O Artista mais Completo do Mundo, Incrivelmente Sedutor... Simplesmente Fantástico ♥♥♥

Frase do Robbie durante um Show no lendário Knevworth Park em 2003...

"Quero que vocês lembrem uma coisa pra mim... Sou Robbie Williams, sou cantor, compositor e nasci para entreter".

ROBBIE

ROBBIE
Diante de uma multidão hipnotizada